quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE PARA EMAGRECER

As festas de final de ano trazem muita ansiedade e a preocupação de conseguir o que não se conseguiu até agora. Como nem sempre as pessoas conseguem resolver os conflitos internos, passam a se preocupar com fatores externos, e faz parte destes fatores o corpo, ou melhor a preocupação com o corpo. É muito comum nessa época a busca pelo corpo perfeito, pois coincide as férias, verão, corpo a mostra, etc. Como o prazo está terminando, muitas pessoas buscam soluções rápidas e mágicas, o que nem sempre condiz com a realidade.
Acontece um verdadeiro desespero e uma corrida contra o tempo na busca de receitas e programas milagrosos. É nesse momento que as pessoas em geral se perdem em função da necessidade de um resultado imediato. Sendo assim, não pensam, não analisam, apenas querem o resultado desejado, não importando muito o caminho que irão percorrer, pensando apenas em alcançarem seu objetivo.
O fato é que esse desespero pode levar muitas pessoas a consumir medicação sem orientação, ou passando dias sem comer. Ou seja, buscam paliativos que depois podem trazer muitas conseqüências, pois só pensam em uma coisa: emagrecer imediatamente! O problema não é emagrecer, mas sim a maneira que se escolhe fazer isso.
Quando se aproxima o final do ano, esta busca fica desenfreada. Esquecem que tiveram o ano inteiro para fazerem algo que não fizeram e se sobrecarregam de cobranças, como se quisessem compensar o tempo perdido, recomeçando o que pararam durante o ano.
Sempre é tempo de recomeçar, o que não pode acontecer é o imediatismo, é querer um determinado resultado de forma imediata, impondo-se prazos, como uma escala de produção. O organismo humano e a mente precisam de tempo para absorver novos processos e novos comportamentos. Para isso é importante ter a consciência que ficar se cobrando emagrecer, gera muita ansiedade e pode resultar no efeito contrário, pois a mente sente como se estivesse o tempo todo sendo ameaçada e desenvolve mecanismos para se defender.
E aqueles que utilizam a comida para aliviar a ansiedade, acabam por desenvolver um círculo vicioso: quer emagrecer, não tendo resposta imediata, fica nervoso, ansioso, come mais e acaba engordando, gerando mais frustração, mais culpa e a sensação de não ser capaz, destruindo sua auto-estima. Ficando cada vez mais descrente de si mesmo, sem confiança em si, desanima e desiste!
Essa situação pode se transformar se der um passo de cada vez, sem querer acelerar o ritmo natural do processo de reeducação alimentar. O segredo? Consciência e muito diálogo interno! Somos seres humanos, não somos máquinas onde ligamos e desligamos botões e esses obedecem aos novos comandos imediatamente. Somos seres humanos! Temos sentimentos, vontades, desejos, sonhos e que devem ser respeitados. Respeitar-se não é somente atingir o peso desejado, ter uma alimentação saudável, mas respeitar todo movimento que esse processo demanda.
Pare de se cobrar perfeição, afinal, quem é perfeito? Pare já de se criticar vendo em você somente defeitos. Será mesmo que não há nada de belo em você? Pare de fugir do espelho e se olhe com atenção, sem querer encontrar algo para criticar. Olhe com olhos de quem ama. Será que é possível você se perceber assim? Para isso não é preciso de uma época do ano específica, nem condicionar sua busca pelo peso desejado apenas quando alguém ou algo o motivar, e sendo assim, você poderá participar do processo sem cobranças, sem culpas ou prazos, pois sabe que pode contar com a motivação mais importante: aquela que está dentro de você. Caso você não consiga se olhar, se perceber busque ajuda, se reencontre com você mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário