sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CRESCENDO COM OS TRAUMAS


Estudos psiquiátricos e psicológicos recentes revelaram que experiências traumáticas podem criar oportunidades de crescimento pessoal. Isso porque através da introdução de novos valores e perspectivas de vida as pessoas conseguem não apenas enfrentar a situação traumática como superá-la. Para se chegar a essa conclusão foram analisados diferenças de comportamentos pós-traumáticos espontâneos.

Essa atitude, de desenvolver novos interesses e objetivos de vida pós-trauma, é um dos fatores de crescimento pessoal, assim como agir de modo independente, valorizar a vida, resgatar a religiosidade ou espiritualidade e descobrir a força e recursos pessoais existentes para superação do trauma.

Alguns conseguem livrar-se de situações estressantes da vida ou de eventos traumáticos melhor do que outros.

Determinadas pessoas têm temperamento e competências que as ajudam a compreender sozinhas sua situação e, se necessário, alterá­-Ia, enquanto outras conseguem no máximo administrar o próprio ambiente. Uma complexa interação entre fatores individuais e sociais fazem com que seja desenvolvida forte couraça protetora da psique até mesmo quando são submetidas a situações mental ou fisicamente estressantes ao longo da vida.

Como exemplo prático dessa superação temos os casos de mães que perdem seus fiilhos tragicamente e depois acabam formando Grupos de apoio ou de Orientação.

Enfim, "Em meio às dificuldades estão as possibilidades",

Joselaine Garcia
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário