segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUANDO BUSCAR AJUDA DE UM PSICÓLOGO PARA MEU FILHO

Muitos adultos têm dúvidas sobre a necessidade de buscar psicoterapia para seu. Ainda que as crianças demonstrem em geral comportamentos que indicam quando algo não está bem, a grande maioria dos pais reluta em procurar ajuda. Os pais tendem a pensar que a criança esta passando apenas por uma fase, que será superada sozinha. Ou se sentirem culpados, receosos de que a terapia possa apontar que eles têm alguma responsabilidade pelo sofrimento de seus filhos.

Realmente não é fácil julgar o momento adequado para levar uma criança à psicoterapia. Pois nem todos os conflitos da criança merecem acompanhamento da psicologia infantil, mas se seu filho parece precisar de ajuda, você deve consultar um profissional da psicologia.

O psicólogo infantil poderá determinar se as dificuldades apresentadas por ele necessitam ou não de uma intervenção. Em alguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores. Ou com uma breve psicoterapia. 


Quais os principais motivos da procura pela terapia para criança?

Vários são os motivos que levam os pais a buscarem atendimento psicológico para seus filhos.

Dentre os sintomas e queixas mais comuns (expressas pelos pais) podemos listar:

- Dificuldades de aprendizagem
- Enurese ou ecoprese diurna ou noturna
- Pesadelos, dificuldades para dormir
- Distúrbios alimentares, dentre outros.
- Agressividade em casa e na escola
- Hiperatividade, atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc.)



Joselaine de Fátima G. Garcia
Psicóloga, CRP07/18433
Especializando em Docência Universitária
Consultório Psicológico em Cruz Alta/RS
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101
Fone (55) 9167-7928


Um comentário:

  1. Bom dia , meu marido e meu filho de 10 anos , tem dificuldades para se entenderem, meu marido cobra muito dele, alegando que ele não gosta do pai, na realidade tenho medo , que esse processo de carência do meu marido possa atrapalhar meu filho. O que fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir