sexta-feira, 13 de maio de 2011

MONTANHA RUSSA DA ADOLESCÊNCIA!



A partir de hoje começaremos uma viagem chamada adolescência. As vezes o percurso pode ser turbulento, mas senhores pais não desanimem, pois apesar dos percalços do caminho é um crescer maravilhoso.

Apertem os cintos começaremos a viagem na montanha russa da adolescência!!!

Quanto mais os pais compreendem os estágios da adolescência e os problemas que os jovens enfrentam a cada etapa, mais bem equipados estarão para compreender às exigências e oferecer ajuda adequada.

Saber de antemão o que pode acontecer nesses estágios capacita os pais a prover ajuda mais efetiva.


Os três estágios da adolescência são: início, meio e fim, nesses estágios, basicamente, os jovens enfrentam três enormes dilemas:




No início da adolescência, " sou normal?"
No meio da adolescência " Quem sou eu?"
No final da adolescnência "Qual é o meu lugar no mundo?"

Essas questões, há de se convir, podem ser assustadoras para os jovens. Sejam pacientes com eles!

Lembre-se: "o adolescente padrão ainda tem todos os defeitos que seus pais conseguiram superar."

Portanto, se possível converse com seus próprios pais sobre as suas preocupações com seus filhos. Quase sempre os avós vão adorar relembrar como você agia quando era adolescente e as traquinices nas quais se envolvia. Os avós estão numa posição cômoda para fazer comentários sobre as semelhanças entre você como criança e adolescente, e os sesu próprios filhos.

Apesar  das enormes diferenças pelas quais o mundo vem passando desde que éramos adolescentes, as verdades fundamentais permanecem praticamente as mesmas. Os avós podem, por isso, assegurar-lhes que há de sobreviver aos altos e baixos dos filhos. Afinal sobreviveram aos seus. E você se tornou um membro produtivo da sociedade, da mesma forma como seus filhos serão um dia.

 

" é a hereditariedade que faz com que os pais e um filho adolescentes se surpreendam um com o outro" (autor desconhecido).
ADOLESCÊNCIA = CONTEÚDO FRÁGIL = MANUSEI COM CUIDADO!

Continua nas próximas postagens...


Joselaine Garcia
Psicóloga
CRP 07/18433
Cel: (55) 9167-7928
Cruz Alta - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário