quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS...SOLTEIRO SIM MAS SEM DRAMA!


Leve, livre e solta!

Dia dos namorados chegando, é um dia com troca de presentes, jantares românticos e declarações de amor, MAS para muitos, os solteiros, pode ser um dia triste, melancólico.

Para alguns solitários, o 12 de junho rima com desilusão e tédio amoroso.

Em época de datas comemorativas, o inconsciente do indivíduo pode dominar o estado psicoemocional e trazer à tona lembranças de antigos relacionamentos, que aparentavam estar resolvidos, mas que continuam em estado latente de repressão, junto disso, sentimentos como tristeza, angústia e mágoa voltam a aflorar.

Ser solteira, seja para homens ou para mulheres, pode doer, sobretudo neste dia. A “deprê” bate e por mais que você se esforce para mostrar que ‘não está nem aí’, no fundo está! O dia parece ser o mais extenso de todos. Você queria estar bem longe, preferencialmente em outro planeta que não tivesse DIA DOS NAMORADOS!

Bem! Você pode optar por dois caminhos: ou se deixar abater pela “deprê” e passar um dia super melancólico. Ou então, fazer seu dia ficar divertido, eletrizante e super alto astral.
Confie, para tudo existem suas vantagens e desvantagens! Por isso, aproveite este dia! Maximize as vantagens e minimize as desvantagens!

Vão aqui algumas dicas para você, solteiro, fazer do dia dos namorados um dia lindo, pois antes de ter alguém do lado você tem a pessoa mais especial do mundo, VOCÊ! Portanto mão a obra, junte a galera e seja feliz!

  1. Viva a data normalmente, sem se preocupar com as reminiscências psicológicas do passado;
  2. Estar solteiro não denota ser sozinho. Lembre-se disso! Uma coisa não implica na outra! As pessoas podem estar solteiras e ser cercadas de amigos, colegas! Se você uma pessoa muito sozinha, tem problema de lidar com as pessoas, dificuldades de relacionamento, você tem um problema real. Nesse caso, aproveite este momento para (re)avaliar suas ações, e promover mudanças.
  3. Promova um “amigo oculto” entre os amigos e/ou amigas solteiras! Há quem diga que isso é muito divertido!
  4. Dedique-se ao seu hobby favorito! Jogar videogame (com ou sem os amigos), ler, ouvir música, tocar seu instrumento musical, cozinhar, dançar…
  5. Visite algum familiar que você adora. Socializar com outros é uma boa maneira de expulsar a melancolia.
  6. Assista filmes divertidos! Não veja nada que possa lhe deixar para baixo, que lembre alguém que foi seu namorado (a) e que leve a questionamentos ocultos sobre seu estado “solteirice”.
  7. Saia com seus amigos e amigas solteiras! Saia sem pensar em arrumar alguém. Apenas divirta-se!
  8. Busque programa para solteiros! Passe bem longe de restaurantes românticos, cinema e afins! Caso na sua cidade não tenha bares com programação para solteiros, junte a turma e faça uma “junção” com os amigos, em casa mesmo.
  9. Dê “a limpa” no seu guarda roupa e separe aquilo que não usa mais para doar. Isso vai deixar seu guarda roupa com mais espaço e ainda você vai realizar uma boa ação. Qualquer pessoa, seja homem ou mulher, sempre tem alguma coisa no guarda roupa que não usa mais!
  10. Crie um perfil em um site gratuito de arranjar namorado/namorada. Quem nunca ouviu uma história de um namoro que começou on line? De repente sua cara-metade pode estar por lá.
  11. Se quiser, passeie sozinho. Você ocupa a cabeça, conhece novas coisas e aprende que você mesmo pode ser uma boa companhia!

Joselaine Garcia
Psicóloga

3 comentários:

  1. Nesse eu quero comentar hehehehehehe.

    Descobri um mundo tão diferente depois que meu relacionamento acabou. Eu não queria o fim, mas reajustei minha vida para um novo começo. O meu começo. Minha vida nova. Hoje eu continuo solteira, mas não sozinha. Aprendi que sou rodeada de pessoas importantes e que antes passavam despercebidas porque eu vivia em funçao do meu namoro. E também aprendi a valorizar os momentos comigo mesma. Que são ótimos.

    E dia 12 pra mim vai ser leve. Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amadurecer doi neh flor, mas colhemos os louros no futuro, hj vc aprendeu a ficar razoavelmente bem sozinha e isso só ocorre com maturidade emocional, com autoestima, com autoconhecimento só assim adquirimos capacidade de suportarmos bem as dores da vida e aprendemos o principal, a nós conhecer, nos aceitar e nos amar, descobrimos que podemos ser uma boa companhia para nós mesmas.
    Beijão, obrigada pela tua participação, ela muito importante!

    ResponderExcluir
  3. Sou leitor do blog e nunca postei por aqui, mas neste assunto também quero colaborar.

    Ainda não consegui encontrar a zona de conforto que permeia o 12 de junho para os solteiros. Nos últimos quatro anos, terminei três relacionamentos no mês de maio. É... às vésperas do dia dos namorados. Nenhum durou muito, mas os sentimentos de vazio e de culpa permanecem até mais tempo do que o próprio namoro. É estranho ter a sensação de estar cometendo sempre os mesmos erros, embora cada episódio tenha sua justificativa. "Por que sempre comigo?" Chegou um ponto que me deparei com receios para conhecer pessoas novas e confiar nas mesmas. Claro, maturidade é a palavra-chave, mas dá um medo quando chega essa data...

    Vamos ver como será o meu dia 12.

    ResponderExcluir