quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NÃO DIGA SIM QUANDO VOCÊ QUER DIZER NÃO.


Você é aquele tipo de pessoa que não sabe falar não?...compra coisas que não quer porque não consegue falar não para o vendedor....faz as vontades de todo mundo porque não consegue dizer não... Comprou alguma coisa com defeito, mas “engole” esse defeito e não devolve,... Deixa gente furar a fila na sua frente, tudo por medo de dizer não fure a fila...ou seja, você não sabe falar não e acaba fazendo cada favor para os outros, cada coisa sem sentido...VOCÊ SE IDENTIFICOU????

Pois é porque tem gente que é assim, que não fala não nem quando está sendo lesado?

Muitas vezes porque se têm dificuldade em assumir o que pensam, medo de ser mal compreendido, medo de ser rejeitado, isso pesa muito, medo de ser criticado, de não agradar, medo de ficar sozinho e de não ser amado, portanto eu tenho que ser sempre um bom menino ou uma boa menina, se eu não for assim eu corro o risco de não ser amado (a), sem contar que concordar sempre evita que se ouça critica.

Pessoas assim tem uma enorme dificuldade de autoafirmação, não consegue perceber que ela pode dizer não e ainda assim ser admirada pelo outro. Na cabecinha dela, muitas vezes, ela acha se ela se negar a fazer um favor para o outro esse outro vai riscá-la do mapa.

Não diga sim quando você quer dizer não”.

O fundamental é que você consiga ser coeso com seus valores.

Não engane as pessoas, e principalmente não engane a você, dizendo sim quando seu sentimento é para não, porque você está se enganando. Você acaba se confundindo e nem você mais sabe o que quer.

Em psicologia costumamos dizer que estas pessoas têm dificuldade de autoafirmação, não são assertivas.

Quando você concorda com o outro “só da boca pra fora” você se desgasta, se corrói por dentro.

Pessoas não assertivas abrem mão de suas vontades e ainda por cima jogam a responsabilidade no outro, ela acha que os outros são muito exigentes, críticos, e injustos, mas muitas vezes é ela que é exigente com ela mesma, e não se permite um pouco de flexibilidade.

Pessoas que querem agradar todo mundo o tempo todo, quando perceber que isso é impossível, que não consegue agradar a todo mundo o tempo todo ela  muitas vezes, se desespera, tem crises de ansiedade, pode vir também a ter problemas de depressão pois ela não se permite errar, está sempre em busca da impossível “perfeição”.

Portanto minha amiga, meu amigo ... DIGA SIM SÓ QUANDO VOCÊ QUER DIZER SIM. Porque é impossível agradar a todo mundo o tempo todo e você não precisa sentir culpa por isso. Você tem que ter coragem para tentar acertar, se você perceber que você não é obrigado a acertar, você fica mais livre para continuar tentando, e com mais tentativas mais chance de acertos, É PRECISO ABANDONAR A META IMPOSSÍVEL DE “SER PERFEITO”.

Muitas vezes ISSO NÃO É UM PROCESSO FÁCIL, ao contrário é mais difícil do que se imagina e NEM SEMPRE CONSEGUIMOS SOZINHO....por isso a TERAPIA individual É IMPORTANTE PARA VOCÊ SE CONHECER E SE MELHORAR.

É um momento seu. Onde você tem toda a liberdade de falar do que te aflige e com o conforto do sigilo profissional.

Não tenha vergonha dos seus sintomas, muitas vezes aquele problema que você acha que só você tem, na verdade acaba sendo muito mais comum do que você imagina. Por isso não se acanhe em buscar ajuda de um profissional, se julgar necessário. O importante é que você se sinta bem, realizado, tranqüilo e feliz!

Você é a responsável pelos seus sofrimentos!

Procure um psicólogo(a) de sua confiança, faça uma consulta e decida pelas suas mudanças emocionais. Quando aprendemos a simplificar as coisas e ver seu verdadeiro valor, a vida se torna mais prazerosa, mais gostosa de ser vivida

Joselaine Garcia
Psicóloga
Especialista em Docência Universitária



Nenhum comentário:

Postar um comentário