terça-feira, 17 de abril de 2012

TIMIDEZ


Atendendo ao pedido de um leitor do blog o assunto hoje é TIMIDEZ

A timidez manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais, as quais intervêm e atrapalham a concretização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

A timidez surge nas mais variadas e diferentes situações da vida social.

Uma pessoa tímida tem dificuldade ao iniciar novas amizades e namoros, na busca de novos empregos, em situações de intimidade, quando necessita solicitar informações a estranhos, quando tem necessidade de reclamar seus direitos ou falar com autoridades, enfim,

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" em uma situação social específica (por exemplo, dificuldade de falar em público), passando por uma timidez crônica (que aparece em todas ou quase todas as áreas da vida do tímido), até chegar à fobia social (a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia).

Em uma situação social, a pessoa tímida pode ter as seguintes características:

v Ao invés de envolver-se na conversa, ele somente observa a situação "de fora" da mesma;
v Não presta atenção ao que o outro diz, mas fica prestando atenção em si mesmo, em como está saindo sua voz (sempre baixa, trêmula);
v Não sabe onde colocar as mãos (que podem estar suando ou trêmulas);
v Não consegue encarar ninguém nos olhos, sempre desviando o olhar, ficando de cabeça baixa, olhos voltados para o chão;
v O tímido procura ir a festas e reuniões sempre acompanhado, tenta nunca estar só e só vai sozinho quando não encontra nenhuma desculpa para não ir.
v Quando alguém se aproxima dele em festas, fica vermelho, deseja desaparecer e permanece sempre quieto nos cantinhos;
v Uma pessoa tímida sempre ensaia muito o que vai dizer ou procura evitar a exposição de suas idéias, pois tem medo da avaliação negativa dos outros (ele morre de medo de passar-se por tolo).

O tímido tem muitos medos...

ü Ele tem medo de situações novas,
ü De falar em público,
ü De expor sua idéias ou a si mesmo pois teme ser avaliado, julgado ou não ser aceito pelos outros.
ü O tímido tem medo de gente...
ü Tem medo de não ser aceito,
ü Tem medo de ser rejeitado!
ü Tem medo de errar

Uma pessoa tímida é incapaz de ousar!

Muitas vezes se a pessoa crescer num clima em que se sinta rejeitado e mal-amado, poderá se tornar um adulto inseguro com enormes dificuldades diante da possibilidade de um fracasso, incapaz de suportar a avaliação do outro e a sua própria auto avaliação. Carregará consigo o sentimento de desvalorização, será responsável por uma baixa auto-estima:

No entanto se crescer num ambiente com excesso de amor, com uma proteção exagerada, pode perder a capacidade de agüentar as frustrações e caminhará ao longo da vida tentando evitar as decepções.

O tímido permanece prisioneiro de seus temores e não aprende com as experiências, pois não se permite arriscar!



ATENÇÃO: É possível superar a timidez e ter uma vida normal!! Procure ajuda para resolver a sua timidez através de um profissional psicólogo(a)! Uma psicoterapia pode dar apoio emocional ao tímido e ajudá-lo a entender seus medos e suas inseguranças pessoais, propiciando uma transformação gradativa do seu "eu". Por conseguinte, aparecerão os benefícios na área amorosa, social e profissional.

Joselaine Garcia
PSICÓLOGA – HIPNÓLOGA
Especialista em Docência Universitária
CRP 07/18433
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa


Um comentário:

  1. Obrigado por atender minha sugestão. Ótimo texto! Tenho todos os sintomas...

    ResponderExcluir