domingo, 6 de maio de 2012

CADA PACIENTE É ÚNICO, ESPECIAL!!!!

Joselaine Garcia
Psicóloga e Hipnóloga

Meu paciente é único, especial, por isso utilizo como forma de atuação no meu fazer profissional a terapia estratégica e aqui vou explicar um pouco essa forma de trabalhar.


Terapia estratégica não é uma teoria em específico, mas sim uma maneira particular de trabalhar dentro de qualquer abordagem terapêutica. Todas as sessões possuem começo, meio e fim, onde o terapeuta procurará uma influência maior sobre a problemática do paciente. Não apenas esperar que o paciente por ele mesmo perceba a solução, mas também que o psicólogo sirva de luz ou instrumento para facilitar a mudança, além de guiá-lo durante o percurso. (Odair J. Comin Psicólogo e Hipnoterapeuta)

Jay Douglas Haley diz que “a terapia pode ser chamada de estratégica quando o clínico inicia o que se desenrola durante a terapia e designa uma abordagem particular para cada problema”. Na terapia estratégica a iniciativa é amplamente tomada pelo terapeuta. Ele deve identificar problemas solucionáveis, constituir objetivos, esquematizar intervenções para alcançar esses objetivos, investigar as respostas que recebe para corrigir sua abordagem, e, por último, analisar o efeito de sua terapia para conferir se foi eficaz.  O terapeuta necessita ser verdadeiramente sensível e receptivo ao paciente e ao seu campo social, a forma como atua é determinada por ele mesmo.

Milton Erickson, foi um dos grandes gênios a utilizar a terapia estratégica em seus atendimentos clínicos. Não somente usando a hipnose, mas também procurando desenvolver uma forma de terapia especial para cada paciente. É importante analisar cada pessoa, e entender a maneira como cada um compartilha suas dificuldades e os vivência. A partir dessa observação, é possível entender o indivíduo como um ser único e por isso necessita de uma estratégia única. O entendimento desse paciente, também nos permite procurar neles mesmos a força, a motivação e o engajamento, imprescindíveis para a mudança.

Para agendamento de consultas basta ligar, fone: (55) 9167-7928.

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga - Hipnóloga
Pós Graduada em Docência Universitária
Credenciada junto  ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário