quinta-feira, 28 de junho de 2012

HIPNOSE ALIADA NO TRATAMENTO PSICOTERÁPICO


ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNAL DIÁRIO SERRANO, 
REVISTA DS do dia 24/06/2012

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnoterapeuta
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Cruz Alta - RS

 O QUE É A HIPNOSE?

A hipnose pode ser definida como um  estado de estreitamento de consciência ou atenção, provocado artificialmente, parecido com o sono, à hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do paciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica, ou seja, podemos dizer que hipnose é um estado alterado de consciência.

A Hipnose Condicionativa, técnica com a qual eu trabalho, é a mais recente linha na história da hipnologia clínica. Esta técnica foi descoberta no Brasil pelo professor Luís Carlos Crozera, na década de 80.

A Hipnose Clínica cada vez mais vem se consolidando como um importante instrumento no tratamento de diversos diagnósticos. Muitas estão sendo as pesquisas que vem confirmando sua eficácia e eficiência nos mais diversos tipos tratamento terapêutico.

* COMO FUNCIONA AS SESSÕES DE HIPNOSE? 

Na primeira consulta é feito um levantamento para saber sobre a história do paciente as dificuldades ou problemas a serem trabalhados.

Quando um processo terapêutico se inicia, a terapia é feita sob medida para cada paciente, pois há algo importante que precisa ser levado em consideração, que é o fato de que estamos diante de um ser único e com diversos recursos internos diferentes. Por isso a terapia deve ser feita sob medida para cada paciente.

A partir disso inicia-se com as técnicas de hipnose, sempre com a anuência do paciente, e buscando a solução. 

A psicoterapia com técnicas de Hipnose Condicionativa é utilizada para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de tratamento. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema, mas gira em torno de quatro sessões a poucos meses de tratamento.

A psicoterapia com técnicas de hipnose condicionativa varia de 1h 15min. a 2h de duração cada sessão.

* AS PESSOAS ENTRAM EM ESTADO INCONSCIENTE? COMO ISSO ACONTECE? 

Normalmente o hipnotizado conserva o seu estado consciente, apenas com a atenção focalizada, onde o censor crítico da mente é aberto (racional) ou simplesmente afastado temporariamente, razão de poder-se resgatar informações de memória (consciente e inconsciente), somente desta forma podemos trabalhar os mecanismos terapêuticos, indo até os pontos vitais de um problema. 

Ao aprofundar o transe, pode haver o desligamento da atenção vigilante. Apenas no transe profundo ocorre a amnésia total (inconsciente), tudo depende do nível de ansiedade em que o paciente conseguiu chegar durante a sessão, nota-se que a cada sessão, dependendo do terapeuta e da técnica empregada, o aprofundamento ao transe é cada vez maior e os níveis de consciência são cada vez menores.

* PARA QUAIS TRATAMENTOS ESTE MÉTODO É UTILIZADO? COMO PODE AJUDAR? 

A psicoterapia com técnicas de Hipnose condicionativa constitui uma abordagem terapêutica com eficácia em diversos problemas psicológicos e psicossomáticos e tem sido usada, com sucesso, para tratamento de diversos problemas como:
ü  Fobias,
ü  Ansiedade,
ü  Depressão,
ü  Pânico,
ü  Traumas,
ü  Motivação e aumento da força de vontade;
ü  Dependências (Álcool, Fumo, Drogas em geral, e Medicamentos),
ü  Obesidade e ajuda ao controle de peso,
ü  Impotência sexual /ausência de orgasmo/ ejaculação precoce,
ü  Preparação de estudantes para exames e concursos,
ü  Melhora do desempenho escolar,
ü  Melhorar a memória e concentração
ü  Hiperactividade infantil,
ü  Dificuldade de falar em publico,
ü  Stress,
ü  Gastrite (de origem emocional),
ü  Enxaqueca, 
ü  Modificar problemas comportamentais em adultos e crianças (pode ser aplicada a partir de 8 anos)
ü  Problemas dermatológicos de fundo emocional,


* OS RESULTADOS SÃO POSITIVOS? SÃO MAIS RÁPIDOS? POR QUE? 

Sim, os resultados são muito positivos, ela está enquadrada no conceito de terapias breves, é uma técnica eficiente na resolução das questões psíquicas do indivíduo, esta ferramenta permite fazer com que o tempo do tratamento seja reduzido, o que é muito benéfico para o paciente.

A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria, desta forma a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos às mudanças.

* ESTE MÉTODO É REGULAMENTADO PELO CONSELHO DE PSICOLOGIA? 

Sim, o Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo através da RESOLUÇÃO CFP N.º 013/00 de 20 de dezembro de 2000. Essa aprovação se deu tendo em vista que algumas das considerações foram que:  a Hipnose é reconhecida na área de saúde, como um recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e; ser a Hipnose reconhecida pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos

* COMO ESTÁ A PROCURA POR ESTE MÉTODO? AINDA HÁ RECEIO POR PARTE DAS PESSOAS?

O método começa a figurar entre o arsenal de recursos oferecidos por instituições de renome no mundo todo.  Ela está sustentada por uma gama de estudos comprovando sua eficácia nas mais variadas enfermidades. 

É uma ferramenta a mais no processo de psicoterapia e que reduz muito o tempo de tratamento.

A técnica é boa, funciona e não traz nenhum desconforto ao paciente.

Hoje ainda há um pouco de preconceito com relação à hipnose, mas devido a falta de conhecimento. Há ainda muita desinformação em relação a hipnose. Muitos ainda tomam a hipnose por algo mágico, ou a confundem com mero exercício de relaxamento. Por outro lado, ainda vemos charlatães exibindo-se na TV, expondo pessoas a situações ridículas, facilmente alcançadas por meio da sugestão hipnótica. Cabe aqui salientar que a hipnose clinica difere da hipnose de palco.


* QUEM PODE FAZER ESTE TRATAMENTO? HÁ UM IDADE MINIMA OU MÁXIMA? 

A partir dos 8 anos de idade já pode ser submetido a hipnose clinica.

Qualquer pessoa pode se submeter à psicoterapia com técnicas de hipnose. As restrições seriam para pacientes em surto psicótico, aqueles sem audição. Os pacientes alcoolizados e drogados encontram dificuldade maior, na medida em que não conseguem focalizar sua atenção bem como pacientes com lesões cerebrais.

* QUAL A DIFERENÇA DE HIPNOSE PARA PSICOTERAPIA? 

A hipnose é apenas uma ferramenta utilizada na psicoterapia. A hipnose em si não é uma terapia. 

* QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA DEVE TER AO PROCURAR UM TRATAMENTO ATRAVÉS DA HIPNOSE?

O mais importante é escolher um bom profissional em quem o paciente possa depositar confiança, que seja comprovadamente capacitado. Quando o tratamento é conduzido por um profissional habilitado e capacitado e as sugestões são direcionadas de forma terapêutica dentro de uma abordagem multidisciplinar, isto é, como apoio de um tratamento bem orientado por especialistas, só resulta em benefícios ao paciente.

No site do Instituto Brasileiro de Hipnologia você encontra uma relação de profissionais registrados no Instituto, e poderá verificar o profissional mais próximo de você. O endereço do site é: http://www.institutohipnologia.com.br


 ENTREVISTA REVISTA DS do dia 24/06/2012 - JORNAL DIÁRIO SERRANO

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnoterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário