domingo, 10 de março de 2013

FOBIA SOCIAL MUITO MAIS QUE TIMIDEZ...


Fobia social é a intensa ansiedade suscitada quando uma pessoa é submetida à avaliação de outras pessoas, é o medo extremo, desproporcional e irracional de se expor a certas situações sociais ou ao contato com pessoas pouco conhecidas.

Muitos nem desconfiam e podem confundir os sintomas com uma timidez exagerada, no entanto a timidez é um comportamento; a fobia social, uma patologia que prejudica física, emocional e até profissionalmente.

O fóbico chega ao ponto de evitar a ascensão profissional porque não gosta de se expor em reuniões com os coordenadores da empresa. Já os tímidos sofrem com a exposição pública, mas não fogem dos compromissos. 

Fobia social é um transtorno de ansiedade que causa prejuízos à qualidade de vida de quem sofre com o problema.

O paciente tem medo de passar vergonha, de ser humilhado ou de simplesmente achar que os outros estão olhando para ele.

Os sintomas podem variar bastante, dentre eles podemos citar, por exemplo,

Escrever o próprio nome na frente de outras pessoas, explanar a opinião em uma discussão, atender o telefone no ambiente de trabalho, flertar ou iniciar um relacionamento amoroso podem ser situações tão penosas para quem é vítima de fobia social que, além de demonstrarem muita ansiedade, desencadeiam sintomas físicos como sudorese, taquicardia, tremedeira ou rubor facial. 

O fóbico têm um medo intenso e constante de ser o centro das atenções, sentem um grande temor do que o outro pensa a respeito dele, e temem ser avaliados e criticados negativamente. Ou eles enfrentam as situações com muito medo ou fogem delas e se prejudicam - O fóbico social é o tímido ao extremo.

O que vai mostrar o momento de interferir são os prejuízos na vida da pessoa. Se ela é mais tímida e inibida, mas tem amigos, participa das entrevistas de emprego, não é solitária, consegue estabelecer relacionamentos românticos, a timidez é um traço de personalidade e não está prejudicando sua vida. Entretanto, se impedida pela timidez, não consegue encarar essas situações rotineiras e torna-se solitária, precisa de tratamento.

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Hipnóloga credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia e
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Consultório Psicológico em Cruz Alta - RS

_______________________
Prêmios recebidos

Psicóloga Destaque Nacional, Prêmio Master Nacional Integrado 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
* Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa da Empresa Exclusiva Pesquisas.
* Consultório de Psicologia destaque na Região Sul do Brasil(RS, PR, SC), Prêmio Master Sul Brasil 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Consultório de Psicologia destaque Estadual, Prêmio Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Estadual 2012, Troféu Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa da empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa da Empresa Sul Pesquisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário