terça-feira, 20 de janeiro de 2015

AUTOSABOTAGEM


Há momentos na vida em que por mais que queiramos nós modificar e atuar diferente, acabamos cometendo os mesmos erros, fruto de armadilhas criadas por nós mesmos.

A AUTOSABOTAGEM pode se manifestar em absolutamente todos os aspectos da vida: no namoro, no casamento, na criação de filhos, na escola, no trabalho.

Sua ORIGEM, normalmente, se dá lá atrás, na infância, no núcleo familiar que é onde adquirimos referências e edificamos nossa base de percepção e atuação no mundo, incluindo traumas, absorção de características da personalidade de quem convivemos e até sentimentos de rejeição, culpa e abandono, dentre outros.

COMO MUDAR? Impedir essas atuações, repetições destrutivas é muito difícil, porque elas estão consolidadas em nosso inconsciente desde muito cedo. Mas, estar ciente de seu padrão de repetições, é o primeiro passo, é extremamente importante. Porém o caminho para mudar esse comportamento é ir de encontro ao trauma que está na raiz de tudo, é necessário encarar esta tristeza. Não raras às vezes pacientes, em inicio de terapia, se recusam a falar do passado, crêem que é no presente que está à resolução de seu problema, no entanto, aos poucos vão percebendo que é imprescindível voltar no tempo para interromper o ciclo. A chave está na origem dos conflitos. Destarte, a psicoterapia é o melhor caminho. Busque ajuda!  #façaterapia

Joselaine Garcia
PSICÓLOGA e HIPNÓLOGA - CRP 07/18433
PSICOTERAPEUTA e HIPNOTERAPEUTA
Pós Graduada em Docência Universitária
Hipnóloga credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Membro do Latin American Quality Institute
Psicóloga laureada com diversos prêmios em nível Internacional,  Nacional e Estadual  
Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.
   Blog: joselainegarcia.blogspot.com