sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O AMOR DE PAI LIBERTA!

A função paterna é tão importante quanto a função materna, infelizmente recebe menos atenção dos meios de comunicação. A função paterna tem como tarefa servir de ponte para a apresentação e a aceitação da realidade à criança. O pai, portanto, é a lei, o limite, a realidade.

Por volta do quarto mês de vida, a criança descobre o pai como pessoa distinta da mãe e ele se torna o elemento capaz de fazer a criança separar-se da mãe e inserir-se no mundo social. 

Podemos dizer que o pai tem um papel muito importante na vida da criança, associado à sua socialização e independência. O pai permite à criança ir mais longe e explorar o desconhecido, como diz Montgomery (2005, p.124): "O amor de pai liberta”.

Em nossa sociedade, parece ser natural atribuir à mãe um papel de maior importância na formação e na educação das crianças, o que deve ser questionado e problematizado, uma vez que as mudanças sócio-culturais do século XXI, trazem modificações importantes nas relações e nos papéis sociais de homens e mulheres.

Pais que priorizam trabalho ou outras atividades longe da família, pai que sai cedo para trabalhar e só retorna depois que os filhos já estão dormindo, que confere à mãe a responsabilidade pela educação dos filhos e que não participa da vida social ou emocional deles, na maioria das vezes causa em seus filhos intensos sentimentos de rejeição, culpa e frustração, mesmo que nunca tenha deixado nada material faltar e tenha cumprido as obrigações tradicionais da paternidade.

A ausência afetiva do pai pode conduzir a criança por um caminho depressivo, de enfermidade e vergonha, sem vivacidade, espontaneidade e energia.

Por outro lado, pais que encontram na relação com os filhos a chance de expressar suas emoções e limitações, que se se mostram atuantes nas atividades familiares, que vão além da paternidade tradicional, buscando amizade e companheirismo com os filhos, tende a promover nas crianças um autoconceito positivo, elevada autoestima, coragem e criatividade para resolver problemas, sentimentos de pertencimento e de adequação social e uma real facilidade de inclusão social.

 O pai humano e sentimental que promove um contato sincero, aberto e afetivo com seus filhos traz benefícios para a saúde emocional dos filhos, assim sendo, pode-se dizer que o amor do pai é imprescindível para a saúde psicológica, o equilíbrio emocional e a adaptação social da criança.
    
Conversas, abraços, afagos e sorrisos são meios do pai demonstrar ao filho seu apoio e não significam a diminuição da força masculina ou do poder patriarcal.

A quebra das reproduções tradicionais de paternidade possibilita a este pai realizar-se como ser humano, ser carinhoso e sensível às necessidades dos filhos e da família sem culpa. E isso, seguramente, só acarreta benefícios para a saúde psicológica das crianças e dos futuros pais e mães.

Assim, quero cumprimentar principalmente esses pais que estão em busca de um novo caminho, de um novo modo de se relacionar com seus filhos, de um novo jeito de ser homem e de ser pai. Um jeito mais humano, mais benéfico e mais maduro. A vocês, bravos pais, meus parabéns!

OBS: Quando falo em função paterna, não estou me referindo especificamente ao pai biológico, mas também aquele que de uma certa forma assume essa função na vida da criança, podendo ser o avô, o tio, ou até mesmo a mãe.


Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433
P S I C O T E R A P E U T A  -  H I P N O T E R A P E U T A 
Especialista em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Membro do Latin American Quality Institute
   B L O G U E I R A -    Blog: http://joselainegarcia.blogspot.com.br/
Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 
CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101
Fone  para contato: (55) 9167-7928

AO LONGO DE MINHA CARREIRA JÁ FUI LAUREADA COM DIVERSOS PRÊMIOS DENTRE ELES:
ü  Troféu Latin American Quality Awards 2014 - máximo reconhecimento entregue anualmente por Latin American Quality Institute, condecora os êxitos alcançados e a excelência no segmento.
ü  Medalha de Honra, Cruz de Malta - com grau de “Honra ao Mérito”; esta exclusiva condecoração tem como objetivo reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras.
ü  Certificado Global Quality Certification - amparado pelas 42 alianças estratégicas localizadas nos 5 continentes, reconhecido em mais de 100 países no mundo, emitido em nome da profissional reconhecida, atestando desta forma, a credibilidade desta no mercado global.
ü  Certificado Master in Total Quality Administration - envergadura internacional, presta reconhecimento aos principais profissionais, executivos ou diretores da empresa/instituição reconhecida.
ü  Certificado Quality Assurance Manager - reconhece o profissional de Qualidade como líder nas práticas e garantia da Qualidade.
ü  Certificado Marketing & Branding – Manager Leader - alcance internacional, outorgado aos profissionais exitosos.
ü  Certificado Member Certification - através deste certificado, os membros condecorados serão capazes de apresentar-se internacionalmente a pacientes, reconhecido em 100 países.
ü  Prêmio Master Mercosul - Psicóloga Destaque Mercosul,
ü  Prêmio Master Nacional Integrado - Psicóloga Destaque Nacional,
ü  Prêmio Master Sul Brasil - Consultório de Psicologia destaque na Região Sul do Brasil, (RS, PR, SC),
ü  Prêmio Master Estadual - Psicóloga Destaque Estadual,
ü  Psicóloga Destaque Municipal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário