sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PAIS, TRABALHO X CONVIVÊNCIA FAMILIAR

A vida corrida, o pouco tempo com as crianças acaba gerando nos pais culpa e por consequência uma permissividade maior aos comportamentos inadequados de seus filhos. Não raras às vezes tentam compensar a ausência com presentes, mas isso não basta, não é presente que a criança quer, ela quer presença!
Sabemos que é difícil harmonizar a necessidade de tempo que as crianças têm com a rotina diária, encontra-se aí o nosso grande desafio, mas é necessário lembre-se o que vale é a qualidade do tempo não a quantidade.
Quando a criança fica privada da atenção principalmente dos pais ela faz tudo, tudo que sabe fazer para conseguir sua atenção. Para muitas crianças, às vezes é melhor ter os pais brigando com ela do que ter os pais sem lhe dar nem mesmo um olhar.
Fazer birra, brigar na escola, brigar com o irmão muitas vezes funciona porque não aturando tanta gritaria comumente os pais param tudo o que estão fazendo para dar atenção a criança.
O mais adequado é dar atenção à criança antes que ela comece a se comportar mal, procure estar com a criança, durante um tempo saudável, de qualidade, isso faz com que ela se sinta amada, querida e certamente diminui a frequência dos comportamentos inadequados da criança. Portanto, papai e mamãe vão ai umas dicas: Ao chegar do trabalho olhe para seu filho, de um beijo, um abraço, pergunte como está, mostre a ele que você está ali se ele precisar, pergunte como foi seu dia, o que fez, e se puder pare por cinco minutos para brincar, contar uma historinha na hora de dormir, coloque seu filho na cama, enfim, olhe para além do olhar e ouça para além do escutar, isso fará a diferença! Isto faz com que a criança fique mais tranquila, satisfeita da atenção dos pais, amenizando assim os problemas de comportamento por falta de atenção.

Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica
Hipnóloga Clínica
Hipnoterapeuta  Condicionativa
Hipnoterapeuta   Cognitiva
Especialista em Docência Universitária
Membro do Latin American Quality Institute
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  |  Fone : 55.9167-7928

Nenhum comentário:

Postar um comentário