segunda-feira, 11 de junho de 2018

AUTOESTIMA E O RELACIONAMENTO AMOROSO!



Autoestima é um fator determinante de uma relação saudável, é a fundamental ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Ela é a chave para o convívio harmonioso no mundo civilizado.
Este autoconceito que tem seu principio na infância irá influenciar toda a sua vida afetando a saúde, os relacionamentos interpessoal, a aprendizagem e vida pessoal de forma geral.

Autoestima é a aptidão que a pessoa tem de acreditar em si própria, de sentir-se capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, ou seja, é ter amor próprio, é acreditar em sua capacidade, gostar de si próprio, ter confiança em si mesmo. É ter um olhar de amor para si! Ter uma boa autoestima torna a pessoa menos vulnerável a julgamentos externos.

A autoestima equilibrada vai facilitar as suas relações, desde a escolha de uma pessoa que provavelmente terá mais afinidade com você à diminuição das suas inseguranças e a uma maior flexibilidade das defesas, tornando a convivência com você mais agradável. Autoconfiança na medida certa é um poderoso afrodisíaco!

A boa autoestima dá estrutura e base à existência do ser humano, nos tornado seguros e podendo nos relacionar afetivamente, sexualmente, socialmente, profissionalmente e, principalmente termos na vida pessoal um relacionamento amoroso sadio.

Pessoas com baixa autoestima tendem a cometer alguns descuidos quando o assunto é relacionamento amoroso, um exemplo disso é quando colocamos a nossa felicidade, o bem-estar na mão de outra pessoa, a conseqüência quase sempre é decepção.


Não vale a pena nos envolvermos com uma pessoa porque precisamos dela. Melhor é que sejamos aptos de nos suprir a nós mesmos para, então, escolher alguém com quem compartilhar as nossas conquistas, ao invés de esperar que ela nos complete.


Nas relações interpessoais pessoas com baixa autoestima emitem comportamentos que dificultam seu relacionamento com os demais.
Quando o paciente chega ao consultório as queixas relacionadas a autoestima ficam em torno de temas como: sentimentos de inadequação, não ser amado por ninguém, sentimentos de injustiça, solidão e de não conseguir se relacionar ou manter relacionamentos.

Podemos citar alguns comportamentos dentro do relacionamento causados pela autoestima baixa:

  • Ciúme excessivo
  • Necessidade excessiva em agradar as pessoas, de aprovação e reconhecimento;
  • Dificuldades em dizer não;
  • Necessidade de chamar a atenção;
  • Dificuldades em aceitar elogios;
  • Culpar os outros pelos próprios erros;
  • Não aceitar critica;
  • Não acredita em si mesmo: insegurança/timidez;
  • Não se permite errar, perfeccionista;
  • Dúvidas constantes, dúvida de seu próprio valor; ciúme excessivo
  • Medo, raiva, agressividade; 



Melhorar a autoestima demanda uma imersão profunda dentro de si mesmo, fazer uma avaliação do próprio comportamento e convicções, questioná-los e descartar aquilo que não traz harmonia para a vida é o primeiro passo para aumentá-la.

Destarte, se você está tendo problemas nos relacionamentos, coleciona relacionamentos complicados e com alto preço emocional, vale a pena procurar um psicólogo e, assim, viver os encantos de uma relação tranqüila, construtiva, na qual seus limites são levados em consideração. Assim, você se dará muito melhor em seus relacionamentos amorosos e afetivos. 

Lembre-se: É possível ser feliz, tanto sozinho quanto numa relação. Para isso, necessitamos estar livres das armadilhas dos ganhos secundários, de amarras emocionais, das barganhas e do excessivo apego a crenças disfuncionais. É essencial ter em vista que o equilíbrio e a harmonia é um ganho pessoal, precisa vir de dentro de nós, nunca do outro.

Autoestima é determinante para relações amorosas!

Psicóloga Joselaine Garcia

CRP/RS 18.433
Psicóloga Clínica
Especialista em Hipnose Condicionativa
Especialista em Hipnoterapia  cognitiva
Pós graduada  em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute

   B L O G U E I R A -    Blog: http://joselainegarcia.blogspot.com.br/

Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.

Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA 
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  | Fone : 55.99167-7928
CRUZ ALTA RS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário