domingo, 19 de agosto de 2018

ANSIEDADE – NORMAL X PATOLÓGICA



Existe uma ansiedade saudável que nos inspira, motiva, anima, encoraja a ter curiosidade e andar por ares nunca antes respirados. A ansiedade se torna doentia quando compromete a capacidade de resposta, o autocontrole, promove a intolerância e gera sintomas psicossomáticos.

Dificuldade para dormir, tensão muscular, cansaço sem motivo aparente, palpitações, sudorese, agitação motora, náuseas, diarréia. Todos podem ser sintomas de ansiedade, doença que pode facilmente passar despercebida diante de suas manifestações comuns.
A ansiedade acompanha o homem desde os primórdios da humanidade. Foi ela que garantiu a preservação de nossa espécie e até hoje nos alerta sobre os perigos, tornando-nos mais cuidadosos frente às ameaças.
Hoje os motivos são outros, mas a ansiedade continua ligada à presença de ameaças.
A ansiedade é a emoção que surge em situações em que há uma ameaça potencial, o perigo é incerto, seja devido a uma situação nova, seja porque já esteve presente no passado.
A reação à ansiedade varia de indivíduo para indivíduo. Enquanto uns encaram uma situação ansiosa com tranquilidade outra se desestabiliza e não consegue encontrar uma solução para enfrentar uma condição desconhecida e potencialmente perigosa.

Ansiedade normal?
Você fica apreensivo às vésperas de uma entrevista de emprego? De uma prova importante? Quando seu carro enguiça em uma rua escura e deserta? Relaxe, isso não é doença!
É claro que a ansiedade causa reações desagradáveis! Nessas ocasiões nosso cérebro libera hormônios que produzem aumento do suor, dos batimentos cardíacos, do ritmo respiratório, etc., preparando o corpo para enfrentar a ameaça.
Superada a situação ameaçadora tudo volta ao normal, ou seja, a resposta ansiosa foi adequada em intensidade e duração.
Apesar de apresentar inconvenientes, a ansiedade é normal quando o indivíduo consegue mantê-la sob controle, identifica na realidade sua origem, mantém uma posição ativa buscando soluções para lidar com as ameaças e se beneficia com a experiência. Nesse caso, a ansiedade funciona como um estímulo para a ação.

O que é ansiedade patológica?
Na ansiedade patológica há uma sensação difusa de ameaça em resposta a um perigo indefinido e não concreto. Essa sensação vem acompanhada por sintomas como palpitações, sudorese, agitação motora, náuseas, diarréia, etc.
É a ansiedade desproporcional e inadequada que atrapalha a vida do indivíduo minando seu equilíbrio físico e emocional.
Segundo o psiquiatra Augusto Cury, autor do livro Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século, 80% das 5 000 pessoas pesquisadas por seu instituto sofrem com sintomas da ansiedade. “De acordo com pesquisas internacionais, mais de 80% dos casos de cefaleia ou dores de cabeça são de origem tensional [um sintoma da ansiedade] e, o que é mais assustador, de acordo com estudos da universidade de Michigan, uma em cada duas pessoas desenvolverá ao longo da vida um transtorno psiquiátrico _não apenas a ansiedade, mas depressão, transtorno obsessivo, fobias, anorexia, bulimia, psicose”, diz o médico.

SINTOMAS QUE INDICAM UM QUADRO DE ANSIEDADE?

SINTOMAS PSICOLÓGICOS
  •  Constante tensão ou nervosismo
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Problemas de concentração
  • Medo constante
  • Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade
  • Problemas para dormir
  • Irritabilidade
  • Agitação dos braços e pernas.

 SINTOMAS FÍSICOS 
  • Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
  • Respiração ofegante ou falta de ar
  • Aumento do suor
  • Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Boca seca
  • Mãos e pés frios ou suados
  • Náusea
  • Tensão muscular
  • Dor de barriga ou diarreia.

Segundo Augusto Cury, “Para aliviar a ansiedade, além de atividades contemplativas e do tratamento psiquiátrico e psicológico quando necessários, é fundamental não trair nossa cama, nossos finais de semanas, nossas férias, o tempo com as pessoas que amamos. Além disso, é importante não cobrar excessivamente de si mesmo, pois quem o faz sabota sua saúde emocional. Sinceramente, quase todos somos traidores de nossa qualidade de vida.“
É possível se livrar desses sintomas, usando estratégias como psicoterapia agregada a Hipnose Clínica. Liberte-se!

Psicóloga e Hipnóloga
Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433
Psicóloga Clínica
Hipnóloga Clínica
Pós graduada  em Docência Universitária
Capacitada em Hipnose Condicionativa
Capacitada em Hipnoterapia  cognitiva
Psicóloga Premiada Internacionalmente 



B L O G U E I R A -    Blog: http://joselainegarcia.blogspot.com.br/
Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  | Fone : 55.99167-7928
CRUZ ALTA RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário