quarta-feira, 7 de março de 2012

SER MULHER E PSICÓLOGA!!!!

Psicóloga Joselaine Garcia
No mês da mulher gostaria de falar sobre ser Mulher e Psicóloga


Ser mulher por si só já é maravilhoso, ser mulher e Psicóloga é algo quase que indescritível.

Não sou perfeita, tenho muitos defeitos, mas também muita vontade de me superar a cada desafio. Como diz Freud “Sou o que lembro e também aquilo que esqueço;  Sou a palavra que troco e os enganos que cometo, Sou os impulsos a que cedo, muitas vezes sem querer”. Sou uma mulher vivida, que traz as marcas da vida em minha consciência!

Ser mulher e psicóloga é acima de tudo ser gente também.

Psicóloga sofre e chora, ama e sente, às vezes, precisa falar: O olhar atento, o ouvido aberto, escutando a tristeza do outro, quando, às vezes a tristeza maior está dentro do seu peito.

Quanto a mim, fico triste e fico alegre e sinto raiva também, porém quando se é Psicóloga por amor, tudo vira encanto, desejo e desafio mesmo que momentos árduos.

A cada dia,
A cada paciente novo atendido,
A cada desafio enfrentado,
Enfim, cada vez mais me sinto apaixonada.

Apaixonada pela Psicologia e pelo fato de ser mulher,
Apaixonada pelo ser humano e tudo que o constitui,
Apaixonada pela sede do saber e do conhecimento,

E como dizia meu professor Tiago Giordani, é preciso ter tesão pelo que se faz, quando fazemos as coisas com tesão, fazemos com paixão, segundo (Seth Godin ) ter tesão pelo que se faz, é diferente de fazer somente pela responsabilidade e/ou o salário ao final do mês.

Ser Mulher e Psicóloga é aplicar na prática um aprendizado clínico riquíssimo.

É aprender sobre, e com os clientes.
É vivenciar com eles seus medos, suas dores, ansiedades, mas também suas alegrias, possibilidades e seus amores. É reconhecer que, acima de tudo, existe o outro como possibilidade.

Ser Mulher e Psicóloga é ver para além do olhar, é sentir para além do tocar, é escutar para além do ouvir!!!!

A nós mulheres e profissionais sejam Psicólogas, cabeleireiras, Enfermeiras, Faxineiras, Médicas, Cozinheiras, Pedagogas, Catadoras, Arquitetas, Vendedoras, enfim MULHERES DO MEU BRASIL, FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER, dia este que nos traz a lembrança que quando instituímos planos, estratégias de intervenção visando objetivos comuns, podemos conquistá-los com determinação, força, garra, força, mas acima de tudo, com união.

PARABÉNS A TODAS NÓS!

Joselaine Garcia
Psicóloga Clínica – CRP 07/18433
Especialista em Docência Universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário