MENTES ASSASSINAS.... massacre de alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo.
PERVERSÃO....PSICOPATIA...ESQUIZOFRENIA...enfim...,
A maioria dessas pessoas é Considerada "normal" até que cometa algum "crime", num ato impulsivo.
"A pessoa tem razões subjetivas que, num dado momento, lhe pareçam justificadas. "Muitos tomam consciência da gravidade e da irreversibilidade do ato só depois de cometê-lo", observa o psiquiatra Elias Abdalla Filho, membro da diretoria do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria.
No caso de Wellington, faltou um devido acompanhamento terapêutico.
No caso de Wellington, faltou um devido acompanhamento terapêutico.
É importante ressaltar, neste momento, é que ele não é apenas um monstro. Todas as questões estão centralizadas nele, mas o fato, a principio, é que ele era um doente mental sem tratamento. Faltou um olhar em direção a vários sinais que ele vinha emitindo desde a infância e a adolescência, como introversão e isolamento pessoal, se esses sinais tivessem sido, ao longo do tempo, devidamente observados e tratados, a história de Wellington poderia ter outro desfecho.
"O mais importante hoje, é a observação- diz a psicanalista Jane Sabino- de sinais e sintomas que não são normais, e procurar ajuda especializada assim que notar algo diferente ou um dos sintomas citados acima.
Não estou aqui defendendo tal ato monstruoso, longe disso, mas tudo leva a crer que ele também foi vítima.
Ele é mártir do inconsciente, isto é, sua posição é a de uma testemunha aberta daquilo que outro lhe disse ou lhe fez saber, ele nos fala daquilo que alguém lhe falou. Para Freud, a psicose é uma doença da defesa; “é a expressão mórbida da tentativa desesperada que o eu faz para se preservar, para se livrar de uma representação inassimilável, que, à maneira de um corpo estranho, ameaça sua integridade” (Nasio, 2001, p. 36)..
O que falta é o olhar, a atuação e o comprometimento dos nossos administradores públicos (Governo) com a saúde mental da populaçao. Mais uma vez somos vítimas da Sindrome do Avestruz " bateremos nos efeitos, mas fugiremos das verdadeiras causas".
Conforme o psiquiatra Timothy Brewerton, especialista em infância e adolescência, há muitos distúrbios mentais associados à violência que podem ser identificados precocemente e tratados, portanto, é possível, evitar que esse indivíduo se transforme num futuro antissocial ou psicopata.
A assistência de saúde mental evitaria muitos atos violentos na sociedade”. Brewerton diz que a maioria das doenças mentais se desenvolve na infância e na adolescência. Destarte este é o momento de se fazer intervenções, segundo ele, o papel do Estado é vital, oferecendo um programa educacional e de saúde voltado para a pré-escola.
Portanto....
SERÁ QUE TUDO ISSO NÃO É CONSEQUÊNCIA DE NECESSIDADES BEM MAIS SERIAS????.....é mais fácil tapar o sol com a peneira, como diz o ditado popular!
É IMPRESCINDIVEL UM OLHAR MAIS APURADO...UMA LEITURA DO QUE ESTÁ POR DE TRÁS, é mister, como diz Herbert de Souza, ver o fio condutor dos acontecimentos.
É imprescindível tratar as causas assim não teremos as conseqüências!
O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem passa por ele indiferente (Mário Quintana), ou seja, a indiferença de nossos governantes para com nossa sociedade levou tantas crianças!
Joselaine Garcia
CABE SALIENTAR QUE POR QUESTÕES ÉTICAS NÃO É POSSIVEL AFIRMAR UM DIAGNÓSTICO TENDO EM VISTA NÃO CONHECER O CASO E NEM MESMO SABER A HISTÓRIA DE VIDA DO MESMO!
Referências:
NASIO, Juan -David e cols. Os grandes casos de psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
http://psicanalistasmentesana.blogspot.com/
http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/2027233f-4c0e-47cd-b41c-8d2b21277451/Default.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário