segunda-feira, 9 de julho de 2012

INSÔNIA


Estima-se que a agonia de não conseguir dormir é um distúrbio que atinge cerca de 30% da população mundial.

A insônia pode ser proveniente de questões fisiológicas e/ou emocionais. Ela  pode ser classificada como aguda ou crônica, de acordo com a sua duração.

O sono é um processo orgânico vital para o corpo humano. Pesquisas apontam que a insônia causa muitos prejuízos, tanto de ordem física quanto mental.

As conseqüências de sucessivas noites mal dormidas são fadiga, transtornos de humor, baixa de atenção, concentração e memória, irritabilidade, sonolência excessiva diurna, acidentes de trabalho ou trânsito, cefaleias, tensão, sintomas gastrointestinais, entre outros.

É comum a pessoa não conseguir 'desligar' a mente na hora de deitar na cama, e sem esse relaxamento é muito difícil pegar no sono.

As causas da insônia são diversas, como: estresse, depressão, os distúrbios de ansiedade, abuso de álcool e outras drogas, causas médicas como problemas respiratórios e doenças próprias do sono, entre elas o ronco e a apnéia noturna.

Emocionalmente falando, a má gerência do estresse, da vida emocional e dos problemas pode afetar o sono.

"A primeira providência quando a pessoa percebe que não dorme tão bem como antes é seguir algumas dicas que garantem um sono mais saudável.

Essas dicas são:
- Evitar fumar e tomar café, chá preto, refrigerantes à base de cola e qualquer item que contenha cafeína ou nicotina
- Evitar refeições pesadas antes de dormir
- Fazer exercícios físicos, de preferência pela manhã
- Tomar um banho morno pouco antes de dormir
- Fazer uma refeição leve (por exemplo, leite ou derivados), pouco antes de dormir
- Evitar TV ligada, relógio, luz, barulho e qualquer tipo de distração dentro do quarto
- Se não conseguir dormir após 20 a 30 minutos, não fique tentando, saia do quarto e se distraia, lendo, por exemplo
- Nunca leve problemas, angústias e preocupações para a cama, tente resolvê-los ao longo do dia.

Se o problema persistir mesmo com essas precauções, é recomendável procurar orientação médica. 

O tratamento da insônia é feito com técnicas de higiene do sono, psicoterapia e, em alguns casos, prescrição de hipnóticos. 

A psicoterapia com técnicas de hipnose pode ajudar e muito!!!!  

Com o tratamento sob hipnose condicionativa pode-se criar condições para que as pessoas possam rapidamente desligar dos problemas do dia-a-dia. 


Para agendamento de consultas basta ligar: (55) 9167-7928.

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Consultório Psicológico em Cruz Alta - RS

Psicóloga Destaque Estadual 2012, Troféu Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa pública realizada pela empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa pública da Sul Pesquisas, realizada no município de Cruz Alta – RS


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Referências:
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2004/espaco42abr/0dicas.htm
Instituto Brasileiro de Hipnologia
Crozera, Luis Carlos