quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DEPRESSÃO DE FINAL DE ANO - COMO ENTRAR NO CLIMA DE ALEGRIA QUANDO A TRISTEZA INTERNA É MAIS FORTE?


Natal e Reveillon, estão aí as festas de fim de ano, essas celebrações são excitantes, pela produção em si, pela arrumação dos detalhes, pela recepção e outros aspectos;  por isso também muito esperadas por muitas pessoas .  Entretanto para outros a época é sinônimo de depressão, estresse e ansiedade,

O final do ano nem sempre é um período de alegria para muitas pessoas, é um dia em que muitas pessoas se entristecem, pois as lembranças podem ser dolorosas, alguma feridas ainda não cicatrizadas podem voltar a sangrar, a percepção da realidade pode não agradar.

Poucos imaginam, mas é muito comum aumentar os casos de depressão ou agravamento da doença nessa época. Pesquisas apontam que há um aumento de até 40% nos casos de depressão nesse período.

A TRISTEZA TOMA CONTA DE ALGUMAS PESSOAS DURANTE ESSE PERÍODO DO ANO. A SOLIDÃO, SEPARAÇÃO, O LUTO PELA MORTE DE UM ENTE QUERIDO, A AVERSÃO AO CONSUMO EXAGERADO, enfim vários são os gatilhos desencadeantes da depressão de final de ano.

Uma forma de evitar essa tristeza,  é não ficar sozinho é importante estar rodeado de pessoas para se sentir aconchegado.

No entanto se você  não conseguir lidar com essas situações sozinha, ou se os sintomas de tristeza perdurarem por um tempo o indicado é procurar ajuda profissional.

Algumas dicas para diminuir a "tristeza" de final de ano:

1 – Perceber se há um problema emocional presente nessas datas.
2 – Não tentar ignorar a data, achando que o problema vai embora, ao contrário, esteja ciente dessa, para que você lide melhor com essa situação.
3 -  Estar atento a frustração, caso seus planos não saiam como o planejado.
4 – Não desconsidere as experiências desagradáveis, use-as a seu favor aprenda com os erros.
5 – Nunca tente passar as comemorações só. Sea depressão irão aumentar.
6 – Se estiver distante das pessoas queridas, procure  se ocupar com atividades diversas.
7 – Lembre-se com carinho e não com tristeza dos que já foram e dos que não estão mais na condição de conjugue, ou namorados.
8 – Caso não consiga se engajar em algum grupo, faça parte de um trabalho voluntário.
9 – Mantenha-se ocupado, participando das comemorações, e entrando na confraternização, com isso a depressão com hora marcada irá atrasar e provavelmente nem aparecer em seu contexto natalino e de ano-novo.
10 – Esqueça dos problemas que podem atrapalhar suas comemorações, tais como conjugais, financeiros, pessoais…

Sabemos que não existe receita, cada caso é um caso, mas Tente, ou busque ajuda de um profissional da sua confiança.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Acolhimento Perfeito!

Quero aqui agradecer, sim agradecer, pois estou morando a 10 meses na cidade de Cruz Alta - RS, com consultório de Psicologia funcionando a somente a 6 meses e grande é o carinho que tenho recebido de todos.


Meu maior agradecimento vai para imprensa local, que frequentemente está entrando em contato comigo para entrevistas a rádio, jornal, revistas e TV.

Em apenas 6 meses já colecionei:
- 02 entrevistas a TV Unicruz,
- 07 entrevistas a Rádio, (Rádio Cruz Alta, Rádio Independente e Rádio Diario Serrano)
- 02 entrevistas para Revista Vértice,
- 06 entervista para Jornal ( Jornal Diário Serrano e Jornal Estilo)

Alguns dos Jornais e Revistas em que fui destaque!

ENTREVISTA
REVISTA VÉRTICE ed. Maio 2010

ENTREVISTA
REVISTA VÉRTICE ed. Dezembro 2010


ENTREVISTA
JORNAL DIARIO SERRANO - Cruz Alta/RS
Julho 2010

ENTREVISTA JORNAL ESTILO
Agosto 2010








                







ENTREVISTA JORNAL DIARIO SERRANO
Setembro 2010

MUITO OBRIGADA CRUZ ALTA PELO CARINHO E PELA CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADA!

DESEJO A TODOS UM ANO DE 2011 CHEIO DE PAZ E MUITAS ALEGRIAS!

NOVAMENTE NAS PAGINAS DA REVISTA VÉRTICE!

Estou novamente nas páginas da Revista Vértice, da cidade de Cruz Alta, RS.
Em maio de 2010 fui a profissional entrevista nessa mesma Revista, momento em que foi tratado sobre Psicologia Organizacional, agora, no mês de dezembro, os assuntos foram, TACP, Ansiedade e Auto estima! A revista ja esta nas bancas!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SOU UM CALEIDOSCÓPIO

As coisas que me invadem vão virando caleidoscópio. Movimentam-se gerando desenhos incríveis, coloridos, diversos. Nunca se repetem... São sempre um indo sem fim de combinações e formas. Assim também eu vou me tornando uma soma de tudo o que fui, sou e ainda serei!!!




"Sou o que lembro e também aquilo que esqueço; Sou a palavra que troco e os enganos que cometo, Sou os impulsos a que cedo, muitas vezes “sem querer".

EDUCAÇÃO - EVOLUÇÃO TECNOLOGICA

A crescente evolução tecnológica vem alvitrar novos desafios, hoje já falamos no “novo homem” (DA-COSTA, 1998), homem este gerado a partir das vivências humanas no ciberespaço.
Hoje, na era da tecnologia, cabe ao professor a incumbência de provocar os conteúdos pedagógicos, o novo papel do professor na atualidade é ensinar aos alunos a analisar e administrar na prática, o conhecimento que lhes chega. Este procedimento mostra-se muito mais próximo da nossa realidade hoje do que os procedimentos tradicionais de transmissão do saber.
O desenvolvimento das novas tecnologias não diminui em nada o papel dos professores, antes o modifica profundamente, constituindo uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada, (LIVRO VERDE para a Sociedade da Informação em Portugal, 1997:46). O conceito de educação deve evoluir excedendo as raias do percurso de escolarização, precisa produzir um processo de aprendizagem continua, proporcionando a cada sujeito a capacidade de saber gerir-se num mundo onde a aceleração das transformações se conjuga com o fenômeno do “novo mundo” um mundo globalizado.
Escola e professores encontram-se deparados com novas empreitadas, transformar a escola num lugar mais atraente para os alunos proporcionando—lhes condições para uma apreensão adequada do mundo da informação. Ela tem de passar a ser vislumbrada como um lugar de aprendizagem em vez de um espaço de transmissão de saber, onde o professor se limita a ser difusor do conhecimento ao aluno; Há necessidade de se construir um ambiente escolar onde são fornecidos os meios para se conceber o saber e adquirir competências. Só assim a escola será um dos pilares do conhecimento
Necessitamos produzir novas formas de pensar compondo heterogeneidade e multiplicidade, é mister que o processo educacional produza híbridos (LATOUR), produza algo novo, pois este mundo ordenado, não é um mundo acabado, ele é movimento, vida, turbulência (BALANDIER), a vida é um movimento perpétuo (MAFFESOLI).
Destarte, torna-se imprescindível informar, formar e habilitar o profissional para que possa lidar com esses novos processos da atualidade, formar sujeitos com uma visão metacognitiva (SANTOS), sujeitos com consciência crítica e disposição para perceber, sentir, pensar e agir neste mundo turbulento, globalizado, sujeitos capazes de gerir o conhecimento que lhes chega.

NARCISISMO CORPORATIVO!!!!



SEM COMENTÁRIOS!!!


A CHARGE DIZ TUDO!

DEPRESSÃO



Todo mundo uma vez ou outra na vida se sente deprimido ou triste. É uma reação natural, mas às vezes, o sentimento de tristeza se torna intenso, dura longos períodos e retira a pessoa da vida normal.

A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável.
.


A Organização Mundial da Saúde calcula que, em vinte anos, a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam

Mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam.




Como saber quando preciso de ajuda?
Quando a depressão estiver afetando negativamente sua vida, como ao causar dificuldades nos relacionamentos, nas questões do trabalho ou disputas familiares ou quando estiver tendo pensamentos suicidas.


Que profissional procurar para o tratamento da depressão?

 
PsiquiatraMédico especializado em tratar distúrbios psicológicos. Como os psiquiatras são médicos, eles podem prescrever remédios, como antidepressivos. Alguns também são psicoterapeutas.

PsicólogoProfissional que se especializa em tratar distúrbios mentais ou emocionais. Em geral, ele usa a psicoterapia para tratar pessoas em depressão.

A Terapia:

A psicoterapia ou simplesmente terapia é a primeira forma de tratamento recomendada para a depressão. Envolve um conjunto de técnicas. Durante as sessões, o paciente conversa com um especialista em tratamento de doenças mentais (psicólogo ou psiquiatra) que vai ajudá-lo a identificar e trabalhar fatores que possam estar causando a depressão. Muitas vezes, esses fatores emocionais se unem a outros como hereditariedade e desbalanceamentos químicos.

Como a terapia ajuda na depressão?
A terapia ajuda a pessoa com depressão:
1. A entender comportamentos, emoções e idéias que possam estar contribuindo para a doença ;
2. Identificar e entender problemas ou eventos da vida, como uma doença grave, a morte de alguém, a perda de um emprego, uma separação;
3.Recuperar o prazer pela vida e o sentimento de controle sobre ela;
4.Aprender técnicas para lidar com os problemas.

Aqui estão alguns sinais aos quais você deve ficar atento:

PSICOLÓGICOS
Ansiedade
Problemas de concentração
Baixo-astral
Problemas de memória
Impulsos suicidas
Alucinações
Perda de interesse em coisas habituais
Delírios
Embotamento emocional


FÍSICOS
Cansaço
Constipação
Irregularidades na menstruação
Perda de interesse no sexo
Problemas com o sono
Lentidão física e mental
Aumento ou falta de apetite
Aumento ou perda de peso

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ANSIEDADE!

Você já parou para refletir por quanto tempo de sua vida você fica ansioso?
Que preço tem essa ansiedade toda?

A ansiedade é uma sensação generalizada, incompreensível que provoca sintomas diversos para cada pessoa, entre eles temos: taquicardia, falta de ar, suores, nervosismo, problemas digestivos (enjôos, gases, prisão de ventre), fome exagerada (gula), ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, etc...
Os sintomas incomodam tanto que os ansiosos buscam qualquer maneira para acabar com eles: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido (muitas vezes ocasionando outros problemas de saúde); as pessoas que tem falta de ar e taquicardia, pensando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos, submetem-se a fazer uma quantidade de exames e nunca acreditam quando os resultados são normais.
Observe: as pessoas fazem muitas tentativas para eliminar os sintomas que a ansiedade causa e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas físicos que ela traz. O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade , quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!
A ansiedade muitas vezes é gerada pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, pelo choque de exigências conflitantes, por impulsos autodestrutivos, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.

E como resolver?Bem não existe receita pronta, o tratamento, psicoterapia, é adequado para as características individuais e os problemas do paciente, mas vai uma dica.
Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)
Pratique exercícios físicos regularmente!
Procure um(a) psicólogo(a)! Assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade!


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA!

                      UM OLHAR PARA MIM!

 
A auto-estima é a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e profissional. Não há idade limite para conquistá-la.
Baixa auto-estima é um dos motivos mais freqüentes de sofrimento.
Conservar a auto-estima implica em acreditar em sua capacidade, gostar de si próprio, ter confiança em si mesmo. É a chave para se ter uma vida feliz e com sucesso nos relacionamentos de qualquer natureza. Ter auto-estima torna a pessoa menos vulnerável a julgamentos externos. Sem auto-estima, tornamo-nos inseguros e vulneráveis a diversos distúrbios de personalidade.
A Baixa Auto-Estima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões da vida. Tem uma estrutura emocional pouco sólida que origina o pessimismo e a negatividade.

Alguns dos sintomas da baixa auto-estima:
  • Necessidade excessiva em agradar as pessoas, de aprovação e reconhecimento;
  • Dificuldades em dizer não;
  • Necessidade de chamar a atenção;
  • Dificuldades em aceitar elogios;
  • Culpar os outros pelos próprios erros;
  • Não aceitar critica;
  • Não acredita em si mesmo: insegurança/timidez;
  • Não se permite errar, perfeccionista;
  • Dúvidas constantes, dúvida de seu próprio valor;
  • Depressão, ansiedade, inveja;
  • Medo, raiva, agressividade;
  • Dificuldade em crescer profissionalmente.
Algumas das causas da baixa auto-estima:
  • Autocríticas, críticas;
  • Culpa, abandono, rejeição;
  • Maus-tratos, abuso físico, sexual e emocional;
  • Carência, comparações, frustração;
  • Vergonha, cobranças, inveja;
  • Insegurança, timidez, medo, humilhação, raiva;
  • Perdas e dependência (financeira e emocional).
               Como podemos perceber muitos fatores considerados como causas de nossos sofrimentos nada mais são do que sintomas da falta de consciência do valor que se tem. Como se livrar desses sintomas? Não, não há receita pronta, há sim muito trabalho, começando a se conhecer cada vez mais.
O autoconhecimento é o melhor caminho para elevar auto-estima, pois à medida que você se conhece, e começa a agir de modo coerente entre o sentir, pensar e agir, começa também a se respeitar muito mais, não permitindo que não te respeitem na mesma proporção. Com isso, começa a se admirar e se amar. E aquilo que não gosta em si mesmo, aos poucos pode mudar.