quarta-feira, 11 de julho de 2018

HIPNOSE - COMO FUNCIONA

Psicóloga e Hipnóloga Joselaine Garcia

O QUE É A HIPNOSE?
É um estado amplificado da consciência. “É você usar o seu cérebro na totalidade através do transe, um estado em que o paciente fica consciente de uma forma diferenciada, induzido por profissionais capacitados. Nesse estado, há mudanças nos padrões das ondas cerebrais e diferentes estruturas do órgão são ativadas com maior intensidade, em especial as relacionadas à memória e às emoções. Neste estado nos tornamos capazes de acessar a riqueza das nossas informações, história, crenças, e sabedoria interiores para estimular e integrar o autodesenvolvimento e mudanças duradouras positivas.

- COMO ELA FUNCIONA?
A HIPNOSE CLÍNICA é um processo terapêutico pelo qual o profissional Psicólogo, utiliza-se da Hipnose Clínica, QUANDO INDICADA, como coadjuvante do tratamento psicoterápico. Quando um processo terapêutico se inicia, a terapia é feita sob medida para cada paciente, utilizando diversas técnicas de tratamento dentre estas técnicas a hipnose a qual, também, é composta por múltiplas técnicas como: Condicionamento Externo, Condicionamento Interno, Recondicionamento Mental, Bloqueio de Registros Mentais, Regressão de memória, progressão de memória, projeção mental, Energização e Ressignificação Mental.
Mas como já falei anteriormente, a hipnose somente é usado QUANDO INDICADA, como coadjuvante do tratamento psicoterápico. Não é terapia!

COMO A HIPNOSE CLÍNICA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE PROBLEMAS FÍSICO OU PSICOLÓGICO?
A psicoterapia com técnicas de Hipnose constitui uma abordagem terapêutica com eficácia em diversos problemas psicológicos e psicossomáticos e tem sido usada, com sucesso, para tratamento de diversos problemas como:

Traumas,
Fobias,
Ansiedade,
Depressão,
Pânico,
Motivação e aumento da força de vontade;
Obesidade e ajuda ao controle de peso,
Preparação de estudantes para exames e concursos,
Melhora do desempenho escolar,
Melhorar a memória e concentração
Melhora no desempenho geral de atletas,
Dificuldade de falar em publico,
Stress,
Gastrite (de origem emocional),
Enxaqueca, 
Problemas dermatológicos de fundo emocional,


QUAIS OS RESULTADOS COMPROVADOS DA HIPNOTERAPIA?
 A entrada definitiva da hipnose pela porta da frente da medicina e da psicologia não ocorreu por acaso. O movimento está sustentado por uma gama de estudos comprovando sua eficácia nas mais variadas enfermidades. Um dos mais recentes foi conduzido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e provou que o método pode ser usado com sucesso (fonte: (Revista Istoé  - Edição: 2018)

Embora seja empregada há milhares de anos, a hipnose atual é um procedimento científico de eficácia comprovada, sendo aplicada por psicólogos, e médicos de mais de 70 países, dentre eles Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Escandinávia,  Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, México, Rússia, Singapura, Suécia e Suiça.

Hipnotizar é até relativamente fácil, o mais complicado é o tratamento realizado, somente a hipnose ou o transe não trata nada o que trata é o processo realizado, a sugestão, o condicionamento, a ressignificação o bloqueio dos traumas etc, enquanto o paciente está em estado hipnótico. Com esses procedimentos pode-se produzir diversos impactos psicológicos, e é exatamente por este motivo que essa não é uma técnica livremente usada por qualquer um, apenas por profissionais especializados.

- OFERECE RISCOS? QUAIS?
O método é sério e pode trazer resultados surpreendente, desde que feito com profissionais capacitados, não é qualquer pessoa que pode praticar, não basta ter um curso de hipnose e não ser formado em específicas áreas da saúde. O hipnólogo precisa ter uma base sobre como o cérebro funciona para não desencadear complicações e, principalmente, para saber administrar as consequências da hipnose.

Fazer Hipnose qualquer um faz, é técnica, agora estar capacitado para tratar um transtorno com o uso da hipnose é outro assunto. Não basta apenas fazer uma regressão, acessar o conteúdo traumático e feito está resolvido, é preciso muito mais que isso. Se fosse tão simples assim, não teríamos tanta gente sofrendo de problemas emocionais e o índice de suicídio não seria tão elevado, pois como num passe de mágica tudo estaria resolvido.
Por exemplo: tomando como base a novela da globo, Imagine no caso da personagem Laura, que reviveu uma cena trágica de abuso na infância. Quando ela voltar a si, precisará de suporte psicológico. Para você ter uma noção, tratar de uma vítima de abuso sexual demanda múltiplos conhecimentos como: Psicopatologia, Sexualidade Humana, Dinâmica Familiar, Co-morbidades, Relações de Gênero, Relações de Poder, Perversões, Psicanálise, ganhos Secundários, Vitimologia, etc.

Portanto, tenha cuidado na escolha do profissional, já que há muitos no mercado prometendo curas rápidas e pontuais para problemas graves. Hipnose não faz milagres e é assunto sério.


PORQUE NO TRATAMENTO COM A HIPNOSE OS RESULTADOS SÃO MAIS RÁPIDOS?
A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria. Desta forma, a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos a mudanças

PRECONCEITO COM RELAÇÃO À TÉCNICA DE HIPNOSE.
O preconceito com relação à hipnose se dá mais é por falta de conhecimento. Há ainda muita desinformação em relação à hipnose. Muitos ainda tomam a hipnose por algo mágico, ou a confundem com mero exercício de relaxamento. Por outro lado, ainda vemos charlatães exibindo-se na TV, expondo pessoas a situações ridículas, facilmente alcançadas por meio da sugestão hipnótica.
A técnica é boa, funciona e não traz nenhum desconforto ao paciente.

A PESSOA HIPNOTIZADA FICA INCONSCIENTE?
Normalmente o hipnotizado mantém o seu estado consciente, apenas com a atenção focalizada, onde o censor crítico da mente é aberto (racional) ou simplesmente afastado temporariamente. Ao aprofundar o transe, pode haver o desligamento da atenção vigilante. Apenas no transe profundo ocorre a amnésia total (inconsciente), tudo depende do nível de ansiedade em que o paciente conseguiu chegar durante a sessão, nota-se que a cada sessão, dependendo do terapeuta e da técnica empregada, o aprofundamento ao transe é cada vez maior e os níveis de consciência são cada vez menores.

A PESSOA PODE NÃO VOLTAR DO TRANSE, FICAR PRESA NELE?
Não, na hipnose não é possível ficar preso ao transe. O transe profundo leva ao sono que, como qualquer sono, dura até o momento de acordar, que é natural a cada indivíduo.

REGRESSÃO E HIPNOSE: PODE OCORRER A REGRESSÃO QUANDO A PESSOA ENTRA EM ESTADO HIPNÓTICO?
Sim, pode quando houver indicação terapêutica, não é todos os casos que se usa o processo de regressão, por exemplo: em gestantes não é apropriado realizar a regressão.
A regressão feita é até a vida intra-uterina. O objetivo da regressão é localizar os registros mentais traumáticos que foram incorporados no psiquismo em algum momento da vida. 

HIPNOSE CLÍNICA: COMO ESSA TÉCNICA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS?

No caso da depressão:  O tratamento é rápido, quando se utiliza técnicas de hipnose clínica, com resultados já nas primeiras sessões. Trabalhamos com o bloqueio do negativo, e aumento da auto-estima, bem como sua relação com o ambiente.

No caso da obesidade: Come-se por ansiedade, por medo, por angústia, come-se para se proteger de algo ou alguém. Come-se simplesmente por prazer, por raiva, por decepção amorosa e muitos outros motivos. A partir do diagnóstico é possível traçar estratégias de mudança, possibilitando ao paciente perceber que existem outras formas mais saudáveis de conseguir o que querem sem precisar ingerir alimentos freneticamente.

A hipnoterapia tem sido muito aceita no tratamento da obesidade, devido a sua rápida atuação no recondicionamento mental do obeso, atuando especialmente junto a compulsividade por alimentos, autoestima, reeducação dos hábitos alimentares, estímulos para atividades físicas, entre outras. Se detectado que a obesidade possui fundo emocional é possível bloquear ou inibir os fatores traumáticos em poucas sessões.

É importante salientar que a hipnose é apenas uma ferramenta utilizada nas terapias. A hipnose em si não é uma terapia.

O uso da hipnose é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia,  o Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo através da RESOLUÇÃO CFP N.º 013/00 de 20 de dezembro de 2000. Essa aprovação se deu tendo em vista que algumas das considerações foram que:  a Hipnose é reconhecida na área de saúde, como um recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e; ser a Hipnose reconhecida pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos.



Joselaine Garcia
Psicóloga Clínica - CRP/RS 18.433
Especialista em Hipnose Condicionativa
Especialista em Hipnoterapia cognitiva
Pós graduada em Docência Universitária
Membro do Latin American Quality Institute
Blogueira - Blog: joselainegarcia.blogspot.com.br
Psicóloga Premiada Internacionalmente 
55.9.9167.7928
Cruz Alta - RS             

Nenhum comentário:

Postar um comentário