quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ANSIEDADE!

Você já parou para refletir por quanto tempo de sua vida você fica ansioso?
Que preço tem essa ansiedade toda?

A ansiedade é uma sensação generalizada, incompreensível que provoca sintomas diversos para cada pessoa, entre eles temos: taquicardia, falta de ar, suores, nervosismo, problemas digestivos (enjôos, gases, prisão de ventre), fome exagerada (gula), ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, etc...
Os sintomas incomodam tanto que os ansiosos buscam qualquer maneira para acabar com eles: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido (muitas vezes ocasionando outros problemas de saúde); as pessoas que tem falta de ar e taquicardia, pensando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos, submetem-se a fazer uma quantidade de exames e nunca acreditam quando os resultados são normais.
Observe: as pessoas fazem muitas tentativas para eliminar os sintomas que a ansiedade causa e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas físicos que ela traz. O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade , quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!
A ansiedade muitas vezes é gerada pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, pelo choque de exigências conflitantes, por impulsos autodestrutivos, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.

E como resolver?Bem não existe receita pronta, o tratamento, psicoterapia, é adequado para as características individuais e os problemas do paciente, mas vai uma dica.
Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)
Pratique exercícios físicos regularmente!
Procure um(a) psicólogo(a)! Assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade!


Um comentário: