terça-feira, 16 de abril de 2019

O LADO SÉRIO DA HIPNOSE

O QUE É A HIPNOSE?
É um estado amplificado da consciência. “É você usar o seu cérebro na totalidade através do transe, um estado em que o paciente fica consciente de uma forma diferenciada, induzido por profissionais capacitados. Nesse estado, há mudanças nos padrões das ondas cerebrais e diferentes estruturas do órgão são ativadas com maior intensidade, em especial as relacionadas à memória e às emoções. Neste estado nos tornamos capazes de acessar a riqueza das nossas informações, história, crenças, e sabedoria interiores para estimular e integrar o autodesenvolvimento e mudanças duradouras positivas.

- COMO ELA FUNCIONA?
A HIPNOSE CLÍNICA é um processo terapêutico pelo qual o profissional Psicólogo, utiliza-se da Hipnose Clínica, QUANDO INDICADA, como coadjuvante do tratamento psicoterápico. Quando um processo terapêutico se inicia, a terapia é feita sob medida para cada paciente, utilizando diversas técnicas de tratamento dentre estas técnicas a hipnose a qual, também, é composta por múltiplas técnicas como: Condicionamento Externo, Condicionamento Interno, Recondicionamento Mental, Bloqueio de Registros Mentais, Regressão de memória, progressão de memória, projeção mental, Energização e Ressignificação Mental.
Mas como já falei anteriormente, a hipnose somente é usado QUANDO INDICADA, como coadjuvante do tratamento psicoterápico. Não é terapia!

- ELA É INDICADA PARA  TRATAR?

A psicoterapia com técnicas de Hipnose constitui uma abordagem terapêutica com eficácia em diversos problemas psicológicos e psicossomáticos e tem sido usada, com sucesso, para tratamento de diversos problemas como:

Traumas, Fobias, Ansiedade, Depressão, Pânico, Motivação e aumento da força de vontade; Dependências (Álcool, Fumo, Drogas em geral, e Medicamentos), Obesidade e ajuda ao controle de peso, Impotência sexual /ausência de orgasmo/ ejaculação precoce, Preparação de estudantes para exames e concursos, Melhora do desempenho escolar, Melhorar a memória e concentração, Hiperactividade infantil, Melhora no desempenho geral de atletas, Dificuldade de falar em publico, Stress, Gastrite (de origem emocional), Enxaqueca, Problemas dermatológicos de fundo emocional.

- OFERECE RISCOS? QUAIS?
O método é sério e pode trazer resultados surpreendente, desde que feito com profissionais capacitados, não é qualquer pessoa que pode praticar, não basta ter um curso de hipnose e não ser formado em específicas áreas da saúde. O hipnólogo precisa ter uma base sobre como o cérebro funciona para não desencadear complicações e, principalmente, para saber administrar as consequências da hipnose.

Fazer Hipnose qualquer um faz, é técnica, agora estar capacitado para tratar um transtorno com o uso da hipnose é outro assunto. Não basta apenas fazer uma regressão, acessar o conteúdo traumático e feito está resolvido, é preciso muito mais que isso. Se fosse tão simples assim, não teríamos tanta gente sofrendo de problemas emocionais e o índice de suicídio não seria tão elevado, pois como num passe de mágica tudo estaria resolvido.
Por exemplo: tomando como base a novela, Imagine no caso da personagem Laura, que reviveu uma cena trágica de abuso na infância. Quando ela voltar a si, precisará de suporte psicológico. Para você ter uma noção, tratar de uma vítima de abuso sexual demanda múltiplos conhecimentos como: Psicopatologia, Sexualidade Humana, Dinâmica Familiar, Co-morbidades, Relações de Gênero, Relações de Poder, Perversões, Psicanálise, ganhos Secundários, Vitimologia, etc.

Portanto, tenha cuidado na escolha do profissional, já que há muitos no mercado prometendo curas rápidas e pontuais para problemas graves. Hipnose não faz milagres e é assunto sério.

- QUAIS OS BENEFÍCIOS?
A hipnose vem sendo empregada em todo o mundo como uma importante ferramenta de apoio terapêutico nas mais diversas especialidades e doenças, com bastante sucesso na área psíquica. Os sintomas podem ser bastante atenuados ou até mesmo vir à remissão completa, tem como beneficio, também, a diminuição do tempo de tratamento, a hipnoterapia facilita a terapia e assim encurta o tempo de tratamento.

- ATUALMENTE, ELA É BASTANTE PRATICADA?
A Hipnose  é uma prática milenar, é um procedimento científico de eficácia comprovada, sendo aplicada por médicos e psicólogos de mais de 70 países.
Nos dias atuais é amplamente aceita e respeitada, inclusive por estar de “mãos dadas” com a neurociência.

Os psicólogos são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia a utilizarem a técnica pela resolução 13/2000, o profissional utiliza a hipnose clínica, quando indicada,  como coadjuvante do tratamento psicoterápico.

Hospitais do Brasil e do Exterior usam a hipnose no tratamento de sintomas de doenças como câncer, asma ou insônia, é usado, por exemplo, no Memorial Sloan- Kettering Cancer Center e no M. D. Anderson Cancer Center, dois dos mais importantes centros de tratamento e pesquisa da doença, para diminuir efeitos colaterais da quimioterapia, como a fadiga e a dor. No Brasil já faz parte da rotina de serviços de primeira grandeza como o Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, especializado na luta contra o câncer, e ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP)

- HIPNOSE - COMO ELA É VISTA E TRATADA NA SOCIEDADE ATUALMENTE?
Há ainda muita desinformação em relação à hipnose. A palavra hipnose vem acompanhada de muita fantasia, você pode imaginar um mágico fazendo alguém imitar galinhas, pode lembrar de pessoas que ficam nas ruas oferecendo hipnose com um pêndulo. Mas, é importante não confundir hipnose clínica com a hipnose de palco. A hipnose Clínica é séria, um recurso médico\Psicológico que ajuda a acessar informações inconscientes e descobrir determinados temas que estão reprimidos.  A hipnose está sustentada por uma gama de estudos comprovando sua eficácia nas mais variadas enfermidades, ela se vale de técnicas científicas modernas, nas quais o paciente interage e participa conscientemente, tendo total controle do que se passa durante o processo. É um instrumento importante que pode ser usado no tratamento de inúmeros sintomas em diferentes diagnósticos. E segundo análise publicada na revista American Health Magazine, a recuperação acontece em 93% dos casos, num período muito curto de tempo.





Joselaine Garcia
Psicóloga e Hipnóloga Clínica
Especialista em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Membro do Latin American Quality Institute
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Nacional, Estadual e Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário